domingo, 22 de maio de 2022

Do luxo ao lixo: a abordagem debochada dos amarelos com a Alta Moda

A High Fashion, ou Alta Moda traduzindo para a Língua Portuguesa, pode ser extremamente atraente do ponto de vista estético mesmo com toda a questão de sustentabilidade, geração de lixo e ética na cadeia produtiva, obviamente. 
Mas além de todos os problemas relacionados as essas grandes casas da moda não podemos esquecer o fato de que apenas uma minoria tem acesso a essas grifes, a Alta Costura, por exemplo,  possui cerca de apenas 4.000 consumidores no mundo todo.
E é exatamente esse abismo entre a pessoa comum e uma roupa de grife que fez com que uma trend ganhasse força no Tik Tok, esta que consiste em pessoas amarelas fazendo as suas versões de editoriais de marcas famosas. Com poucos recursos, muita criatividade e senso estético esses vídeos tomaram conta da rede social.
Separei alguns que vale a pena conferir.





Celine @dellatiroo






Balenciaga @user5130482253327



Louis Vuitton @junghwan988





Eu achei genial! E você? Deixe aqui nos comentários a sua opinião.




terça-feira, 10 de maio de 2022

Tendências sustentáveis no Met Gala 2022

O Met Gala é sem dúvida um dos acontecimentos mais aguardados pelo mundo da Moda. Todos os anos o evento, cujo objetivo principal é arrecadar dinheiro para o Metropolitan Museum, mais especificamente The Costume Institute, causa barulho pela presença de celebridades em trajes arrojados.
Vale ressaltar que este é um evento para poucos já que além de passar pelo crivo da organização  convidades também precisam pagar por volta de U$35mil por uma cadeira.
Além disso os participantes seguem um dress code espcífico,  nesse ano  o tema foi "Gilded Glamour", um período da História da Moda marcado por excessos, ostentação e muitas jóias, reflexo da era pós Revolução Industrial em que os estadounidenses se depararam com um boom econômico.
Apesar do tema pomposo os expectadores logo foram tomados por um sentimento de decepção. O que vimos foi um Met Gala bem "morno", talvez sinal dos tempos, da nova realidade pós pandemia e dos novos valores em que esse baile de 74 anos enfrenta atualmente. 
Entretanto mesmo diante de uma celebração enfadonha algumas celebridades estavam dispostas a trazer o debate da sustentabilidade para o evento. Veja alguns looks à seguir:



Emma Stone criou um novo vestido à partir do original usado no seu casamento em 2020, uma das muitas celebridades que trouxeram o tema upcycle para o evento.



Billie Eilish escolheu um vestido Gucci feito todo de material reaproveitado, segundo a cantora, conhecida por seu ativismo ambiental, a idéia era ser o mais eco-frinedly possível.


A modelo Adut Aketch também optou por usar uma peça vintage da coleção 2003 de Christian Lacroix.



A modelo estadounidense, Paloma Elsesser vestiu um modelo criado sob medida para ela usando tecido de vestidos usados dos anos 1930.


A modelo Emily Ratajkowski optou por uma peça cheia de pedrarias da coleção Versace de 1992.

E você, o que achou dos looks sustentáveis? Deixe a sua opinião aqui nos comentários.