quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Bad Girls Club

Toda década surge um grupo de mulheres na música que chegam pela tangente e conseguem passar a sua mensagem. De Suzi Quatro à Salt-n-Pepa e toda a nata riot grrrl dos anos 90, essas garotas conseguem driblar a demanda do mercado musical (sempre em busca da próxima rainha do pop) e se fazerem ouvidas.
Separamos quatro exemplos de mulheres que representam bem o novo escalão de bad girls no atual cenário da música (não-mainstream) além da sua ligação com a Moda.


M.I.A.

Nome artístico de Mathangi Maya Arulpragasam, música, cineasta, ativista e artista Inglesa de descendência Tâmeis. A artista está na ativa desde o começo da década passada mas foi em 2008 com o hit 'Paper Planes' que ganhou reconhecimento internacional.
Suas letras falam sobre conflitos étnicos, feminismo e crítica social e, por causa disso chegou a ter o seu visto negado nos EUA em 2005 entrando para a lista de riscos à segurança do país.
A cultura urbana multi étnica agregada ao hip hop dão o tom também no estilo da cantora que já foi capa de publicações como Dazed and Confused, Venus Zine, Spin entre outras. 


Alexis Krauss

A cantora do duo Sleigh Bells teve uma infãncia relativamente normal foi modelo da Nickelodeon e integrante do grupo teen Ruby Blue. Talvez o fato de ter se formado em Ciências Políticas e ter sido professora em uma escola no Bronx (bairro barra pesada em Nova Iorque) tenha ajudado a moldar a Alexis que conhecemos hoje, uma feroz pin up moderna.
A música do Sleigh Bells é uma colagem de sons acompanhados da guitarra pesada de Derek e os vocais alternados entre o doce e o gritado de Alexis.
Krauss diz que seu estilo pessoal é influenciado pelos seus ídolos na música: Lita Ford, Joan Jett, Debbie Harry e Cindy Lauper. A cantora é atualmente um dos rostos da linha de maquiagem da Sephora.



Gin Wigmore

A Neozeolandesa Virgina 'Gin' Wigmore começou sua carreira musical aos 16 anos após ganhar um concurso musical, entre milhares de participantes ela era a única que não tinha contrato com uma gravadora na época. 
Atualmente com 27 anos a compositora já pode se gabar de ter assinado contrato com a Motown, gravado no estúdio do Frank Sinatra, atuado com Daniel Craig para uma vinheta do filme Skyfall (da franquia James Bond) além de ter sido 4 vezes disco de platina em seu país.
A música de Gin é pop inspirado em bluegrass e a temática são os seus relacionamentos pessoais nos quais aliás ela é a badass da história.
Misture dançarinas de Charleston com o kinderwhore dos anos 90 e o resultado é essa menina com jeito de tomboy e voz de cantora de cabaret. O estilo arrojado de Gin Wigmore a pôs na capa da revista glossy Cleo e da Inked magazine..




Alison Mosshart

Alison (ou VV) já foi a frontwoman da banda punk Discount mas hoje é mais conhecida como a metade feminina do duo de indie rock The Kills. Seus outros projetos musicais incluem o super grupo formado por Jack White, The Dead Weather, com pegada mais blues rock.
Mosshart tem um estilo que lembra o de Jennifer Herrema na época do Royal Trux, a típica rock chick durona, só que mais polida, evocando vez ou outra uma Patti Smith repaginada. Devido ao seu estilo pessoal acabou tornando-se um fashion icon e, é comum ver os seus looks reproduzidos em editorias da Vogue ou em posts 'get the look' de blogs de Moda. Alison esporadicamente faz trabalhos como modelo.